Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de abril de 2011

campanha dos cachos


Quem disse que ter cabelos cacheados é um pesadelo?


Cabelo cacheadoFotos Caio Mello
 O que é a campanha pró-cachos?
Existem garotas que fazem parte de um time que assume, sem hesitar, o cabelo cacheado. Coisa rara nos dias de hoje, quando fios lisos e chapados se tornaram o tal padrão de beleza. “Por muitos anos brigamos, disfarçamos, amarramos e alisamos os nossos cachos. Está na hora de libertar os caracóis e assumir a personalidade cheia de atitude que está por trás deles”, instiga Lorraine Massey, autora do livro Curly Girl (Garota cacheada) e sócia do salão nova-iorquino Devachan. Lorraine e seu parceiro brasileiro Denis Da Silva acreditam que as mulheres de cabelo enrolado estavam abandonadas. “Muitos profissionais não sabiam como lidar com esse tipo. Isso perpetuou um mito de que cacho é um problema”, afirma Denis. Para dar fim a esse estigma, você tem um papel fundamental na campanha a favor das diferenças, que convida todas as mulheres a respeitarem o próprio estilo. Afinal, como diz Lorraine, o frizz – aquele eriçado que deixa a gente louca nos dias de chuva! – nada mais é do que um cacho que precisa de carinho, hidratação e direcionamento.


Como Cuidar dos Cabelos Cacheados

  • Lave-os utilizando apenas água morna, pois a água muito quente resseca ainda mais os fios.
  • Cabelos cacheados podem ser lavados todos os dias, desde que sejam usados produtos específicos e de qualidade.
  • Massageie o couro cabeludo durante a lavagem, para estimular a produção de sebo protetor nos cabelos.
  • Com os cabelos ainda molhados, aplique, em pequenas quantidades, o creme para pentear nas mãos e espalhe pelos fios na quantidade necessária.
  • Ao longo do dia, se sentir necessidade, aplique pequenas quantidades do creme para pentear. "Deve-se tomar o cuidado de não utilizar uma quantidade excessiva, o que deixaria os fios opacos e sem movimento".
  • Evite penteá-los a seco. Procure penteá-los quando ainda estiverem úmidos, para manter sua estrutura intacta.
  • Desembarace-os cuidadosamente, iniciando sempre das pontas até a raiz.
  • Utilize máscaras hidratantes de tratamento intensivo de acordo com a necessidade, em casa ou no salão.
  • Utilize finalizadores diários em abundância, tais como silicone, gloss, leave in, reparadores de pontas, spray intensificador de brilho, pomadas e mousses.
  • Corte periodicamente os cabelos, para evitar o ressecamento dos fios e controlar os cachos.

Produtos para Cabelos Cacheados

É muito importante saber a diferença entre os cabelos crespos e cacheados para utilizar os produtos certos – caso contrário, seus cabelos podem ficar opacos e sem movimento.
A hidratação é fundamental para repor os nutrientes necessários, devolvendo o brilho, maciez, elasticidade e a forma dos cachos.
Essa hidratação deve conter produtos enriquecidos de produtos umectantes, fortalecedores, hidratantes e emolientes, tais como: ceramidas, proteínas do leite e da seda, gérmen de trigo, soja, extratos vegetais e queratina, além do silicone para impedir a saída de água, desarmar os fios e definir os cachos.

Algumas hidrataçoes:

ÓLEO DE CÔCO NATURAL
Óleo de côco natural, que pode ser adquirido em farmácias ou lojas de produtos naturais.
O óleo deve ser passado somente nos fios, não sendo utilizado no couro cabeludo. Para deixar os cabelos menos secos, mais fáceis de pentear e mais fortes, deve ser aplicado uma vez por semana, sem condicionador.
O óleo de côco natural ajuda a limpar o cabelo sem agredi-lo, mantendo a sua hidratação natural. O óleo vegetal de côco hidrata e amacia o fio do cabelo, oferecendo grande variedade de elementos nutritivos, como magnésio, potássio, cálcio e ferro.

FIOS COM MAIS BRILHO
1 copo de iogurte natural*
1 colher de sopa de vinagre de maçã ou uva verde - diluído em um pouco de água
Misture o iogurte com o vinagre delicadamente - não precisa bater no liqüidificador. Aplique o creme e deixe agir por uns 10 minutos. A seguir, lave os fios com xampu neutro.

PONTAS QUEBRADIÇAS
1 colher (sopa) de iogurte natural
1 clara batida em neve
1 ampola de Arovit (vitamina A – se compra em farmácia)
Misture bem todos os ingredientes.
Aplique somente nas pontas dos cabelos (não passe no couro cabeludo)
Deixe agir por 20 minutos.

CABELOS RESSECADOS
Bata no liquidificador um abacate, um copo de iogurte natural, uma folha de babosa, uma cenoura e uma colher (sopa) de vinagre. Faça uma máscara e deixe por 30 minutos. Isso, pelo menos uma vez por semana”,

CABELOS RESSECADOS
Meio abacate de tamanho médio amassado com 50 ml de óleo de amêndoas.
Misturar bem até formar uma pasta homogênea.
Deixar por 30 minutos.
Repetir a cada 15 dias o tratamento.
Se apresentar queda acrescentar 1 ampola de arovit

DICAS

Dica 1 - Não é recomendado o uso de touca térmica nas hidrataçoes, já que esta é uma fonte de “calor seco”, a toalha quente trabalha com “calor úmido”, ideal para recuperar os fios desidratados.

Dica 2 - Geralmente quem faz hidratação caseira costuma deixar o produto por mais tempo do que deveriam, o que ao invés de embelezar os fios, faz com que fiquem oleosas”,

Dica 3- A freqüência da hidratação caseira vai depender das condições de cada cabelo. Ela pode ser feita toda semana no caso de fio extremamente danificados ou até mesmo a cada dois meses, em cabelos normais, mas o mais correto é fazer a cada 15 dias ficam mais macios, sedosos e fáceis de pentear.

Dica 4 - O uso da touca faz com que a oleosidade da raiz seja puxada para as pontas dos fios, com isso os cabelos ganham mais peso e estimula o crescimento.

Dica 5 - Se for usar pente, use pente de madeira durante a hidratação









Nenhum comentário:

Postar um comentário