Pesquisar este blog

sábado, 5 de março de 2011

ajudando a escolher a cor certa para suas madeixas

Como escolher a cor certa??





Louro, marrom, vermelho, preto... A cor do cabelo tem o poder de valorizar seus olhos e sua pele e até de conferir um ar glamouroso ou moderno ao visual. Tudo depende da escolha certa. Por isso, é preciso entender por que certas cores funcionam para algumas pessoas e para outras não.


Cada cor, uma sentença
Nem sempre a cor da moda fica bem em você. Para não errar, um dos conselhos de Renato Aros, diretor técnico da Capelli e especialista em tinturas, é escolher tonalidades não muito distantes da sua cor natural. Um tom que contrasta com sua pele pode realçar ou apagar o rosto. Por isso, atenção! Fique longe daquele que não combina com você.


Pele esverdeada (árabe) - evite o dourado (dá pouco contraste)
Pele amarela (oriental) - evite o acinzentado (deixa a cara lavada)
Pele negra - evite o louro (contrasta demais)
Pele branca - evite o acinzentado (envelhece)
Na pele
A melhor maneira de saber se uma cor combina com você é experimentando. "Mas é claro que você não vai fazer esse teste no próprio cabelo", diz Wanderley Nunes, do Studio W. "Pegue uma pequena mecha da cor que pensa em adotar e coloque perto do rosto. Se não encontrar nenhuma daquelas cartelas que mostram fios de cabelo em vários tons (as perfumarias ou salões costumam ter), vale pegar do cabelo das amigas", ensina Wanderley.


Nos olhos
A pigmentação amarela existente na íris dos olhos castanhos, verdes e azuis pode revelar o tom de louro que combina mais com o seu rosto. Se os pontinhos forem dourados, escolha louro-dourado; se forem mais opacos, louro-bege é a cor indicada.


Loura fatal
Quem tem mais chance de convencer no papel de uma deusa loura? "A castanha com pele branca, bochechas rosadas e olhos claros", ensina Roberto Aros. Olhos azuis ficam melhor com louro-bege; já o louro-dourado cai bem em peles levemente bronzeadas e olhos verdes. Aros não recomenda tons acinzentados, porque alguns fios podem acabar esbranquiçados - o que envelhece. E as morenas de olhos escuros, não podem virar louras? Sim, mas, para garantir um bom resultado, é necessário seguir alguns critérios: evite louros muito claros se não quiser ficar com um look totalmente falso. "Escolha tons naturais próximos ao louro-escuro", aconselha.


Preto nada básico
Preto com nuances azul ou violeta fica chique em mulatas e negras. As clarinhas precisam tomar bastante cuidado. O contraste com a pele branca resulta num look fashion, não muito natural, que só funciona em determinados casos.


Vermelho quente
As nuances poderosas do vermelho caem como uma luva em tipos exóticos, como as orientais, que podem se entregar sem medo a qualquer tom. Para as mulatas mais modernas, a cor é o acaju. Quem tem pele clara com sardas também se dá bem como ruiva.


Entenda as cores
Você não entende aqueles números, 6.4, 7.1 ou seqüências do gênero, que aparecem na embalagem das tinturas? É fácil. Quando tem apenas um número, é a cor base (ao todo são nove: preto, castanho-escuro, castanho-médio, castanho-claro, louro-escuro, louro-médio, louro-claro, louro-claríssimo e louro muito claro). Se são dois números, 6.3, por exemplo, o primeiro indica a base e o segundo a nuance (no total, existem nove: cinza, mate, dourado, vermelho-dourado, acaju, violeta, marrom, pérola e fumê).
Você sabe o que significam os números que aparecem na caixa do kit para coloração que você compra?
A maioria das mulheres não sabe e acha que não faz a menor diferença entre comprar o louro claríssimo 8.1 e o louro claríssimo 8.6, só para exemplificar como esses números aparentemente inofensivos podem mudar totalmente seu resultado, observe essas informações:
Com a tintura 8.1 você obterá o louro claríssimo com reflexos acinzentados.
Com a tintura 8.6 seus reflexos serão avermelhados sem mencionar o fato que o resultado só será igual o da caixa do kit se seus cabelos forem naturalmente louros claros e médios ou se você previamente descolorir seus cabelos até chegar a esses dois tons.
Quanta diferença não é mesmo? Para não levar para casa um produto que não atenderá sua necessidade, aprenda a entender esses números e aceitar que eles não estão ali por acaso!


O QUE SÃO OS NÚMEROS ANTES DO PONTO?
Os números antes do ponto correspondem as cores naturais de cabelos, como castanho, preto e louro.
A correspondência é a seguinte:
Pretos e Castanhos Escuros – 1 2 3
Castanho Médio – 4
Castanho Claro – 5
Louro Escuro – 6
Louro Médio – 7
Louro Claro – 8
Quando o número na caixa é seguido de zero como por exemplo 2.0, significa que é a cor pura a nuance pura colore os fios sem reflexos, a cor base nesse caso Preto Natural.


O QUE SÃO OS NÚMEROS DEPOIS DO PONTO?
Os números depois do ponto correspondem aos reflexos que combinados a cor base serão visíveis naturalmente ou a luz do sol.
A correspondência é a seguinte:
Reflexo Cinza – 1
Reflexo Irisado ou Mate – 2
Reflexo Dourado – 3
Reflexo Acobreado – 4
Reflexo Acaju – 5
Reflexo Vermelho – 6
Reflexo Marrom ou chocolate – 7
Quando o número do reflexo aparece repetido significa que o reflexo é mais forte, intenso e brilhante.
Por exemplo 4.66  significa base castanho claro e reflexos duplamente vermelhos.
Os reflexos podem ser somados, por exemplo 6.34 significa que a base é louro escuro e os reflexos são dourados e acobreados.


E QUANDO EXISTEM DOIS OU MAIS NÚMEROS ANTES DO PONTO?
Significa que a cor base não é pura, ela já possui outros tons que proporcionarão efeitos variados por exemplo: 42.5 castanho médio a preto é a base e os reflexos são acaju.
Quando se diz “uma cor a outra” significa que o efeito pode ser diferente de acordo com seu cabelo.
Esse tipo de coloração, com mais de um número antes do ponto NÃO DEVE SER USADA PARA COBRIR FIOS BRANCOS a explicação está justamente na diferença que pode acontecer entre as cores dos fios brancos e dos ainda coloridos.
FIOS NATURALMENTE RUIVOS, QUAL É O NÚMERO BASE?
Normalmente as marcas de tintura não usam um número específico para o cabelo ruivo natural, costuma-se fazer a correspondência com o louro escuro – 6, e acrescenta-se um reflexo acobreado -4, acaju – 5 ou vermelho – 6.
Por exemplo um vermelho muito intenso é o famoso Cereja 6.66.
Minhas Dicas:
Identifique qual a sua cor de cabelo e número correspondente a ela.
Nunca escureça mais de 2 tons nem clareie mais de dois tons em casa se não tiver experiência com colorimetria e descoloração.
Faça o cálculo da quantidade de tinta antes, isso evita ter que sair para comprar outro kit com tinta no cabelo, a quantidade é a seguinte para cabelos curtos 1 kit, médios e volumosos 2 kits e longos 3 kits.
Se você tem cabelos brancos e mesmo assim quer uma tintura com reflexos tenho um segredinho, compre um kit natural, por exemplo 8.0 e um com reflexos 8.4, misture metade de cada tintura em um franco de emulsão reveladora e guarde os tubos e o 2º frasco de emulsão para outra aplicação. Essa mistura meio a meio dá um resultado satisfatório na cobertura dos brancos e destaque de reflexos.
Dúvida em qual reflexo escolher? Vá pelo seu tom de pele, reflexo marrom e chocolate fica bom para todas as peles, já as claras devem optar por reflexos vermelhos, o cobre fica bom para peles azeitonadas, orientais ficam maravilhosas com reflexos acaju, mas se sua pele é amarelada demais evite os dourados e vermelhos por serem quentes demais.
Descoloriu e o cabelo ficou laranja? nuances acinzentadas podem amenizar o problema.
O problema é um reflexo vermelho no meio do seu cabelo preto azulado? corrija com um Preto com reflexo Mate.
Chique mesmo é cabelo sem reflexo!
Se quiser dominar o assunto faça um curso básico de colorimetria, existem vários salões escola por aí!


Fonte: Revista Nova e http://mulheresperta.com.br

2 comentários:

  1. muito obrigada
    seja bem vindo(a), fique a vontade para sugerir posts, deixar opinioes e suas proprias dicas, ainal este espaço é destinado a vecê!
    beijinhoos

    ResponderExcluir